Pular para o conteúdo

Tudo sobre Cajon del Maipo

  • por

Cajón del Maipo é um dos lugares mais encantadores para conhecer quando for a Santiago do Chile.

O local é formado por montanhas, vales e rios e recebeu esse nome por causa do Rio Maipo. Entre os principais destinos turísticos de Cajón del Maipo estão Embalse el Yeso, as Termas del Plomo e também as piscinas de águas termais como Baños Colina.

É um local pouco explorado pelos brasileiros e que é realmente vale a pena conhecer.

Você pode tanto fazer um roteiro por conta própria quanto contratar uma agência de viagens. Lembrando que com a agência você terá mais segurança e comodidade, enquanto que por conta própria você poderá traçar um roteiro mais personalizado. Mas é importante conhecer o local.

É importante mencionar que, se optar por fazer o passeio por conta própria, existem muitos trechos com ribanceiras e estradas sem asfalto. 

O passeio em si é uma verdadeira aventura. E certamente você ficará estonteado com a beleza natural do local. Mas é muito importante que você vá com um guia que conheça bem o lugar e suas atrações turísticas.

Um pouco mais sobre Cajón del Maipo

Localizado na região de metropolitana de Santiago, a cerca de 100 km da capital chilena, o destino é procurado tanto por turistas quanto pelos nascidos na cidade. E as agências de turismo local oferecem excursões o tempo todo.

Cajón del Maipo possui uma beleza sem igual e conta com muitos pontos turísticos que valem muito a pena conhecer.

Muitas pessoas preferem visitar o local durante o verão, tendo em vista que, além do melhor clima, você pode visitar os diversos locais, inclusive as piscinas naturais de águas termais. Mas durante o inverno, mesmo que precise ir agasalhado e não consiga conhecer muitos locais, a visão que você terá das Cordilheiras dos Andes com a neve é realmente maravilhosa.

Por outro lado, se você for no inverno o frio pode não te deixar apreciar o local como deveria.

O passeio por Cajón del Maipo é um tour de um dia inteiro. Durante a viagem, existem duas paradas principais durante a visita a esse local que são: Baños Colina e Embalse el Yeso.

Embalse el Yeso é uma represa que fica 2.500 metros acima do nível do mar. No trajeto até esse local você passa por uma cidade pequena chamada de San José del Maipo. Seguindo mais um pouco você chega até um belo lago de cor verde esmeralda. O passeio em si é bastante tranquilo e a vista é magnífica.

Mas antes de chegar a esse destino, você pode fazer uma parada em Las Cascaras, um acampamento abandonado criado em 1967. Era lá onde ficavam os trabalhadores que estavam construindo a represa de Embalse el Yeso (sim, essa represa maravilhosa foi construída pelo homem).

Passando o Embalse, o próximo ponto é o parque Valle del Yeso. O local é muito bonito e quem gosta de tirar boas fotos e apreciar uma bela vista se encantará. Mais adiante você se deparará com incríveis piscinas naturais.

Nesse parque, durante o inverno, apesar do frio ser intenso, as piscinas naturais das Termas del Plomo são de águas bem quentinhas, sendo que muitas pessoas costumam se aventurar num mergulho nelas.

Já Baños Colina é uma das três estações de águas termais de Cajón del Maipo. Mas não espere grandes coisas desse local. Logo, se esse for o seu destino principal, não valerá a pena. Inclua outras atrações no seu roteiro, tal como Embalse del Yeso, por exemplo. Pois essa terma é muito simples mesmo.

No fim do dia, você ainda pode fazer como muitos turistas e desfrutar de um piquenique a beira de uma linda piscina natural.

Atividades esportivas em Cajón del Maipo

Cajón del Maipo é um local é convidativo para quem gosta de praticar atividades ao ar livre.

Dentre as atividades esportivas mais praticadas estão a caminhada (trekking), cavalgadas, bungee jumping, pescar com mosca, mountain bike e tirolesa, por exemplo. Por tanto, se você for do tipo que gosta de aventuras, esse destino de Santiago do Chile vai te surpreender.

Existem diversos complexos onde, além de poder se hospedar, você ainda conta com passeios organizados por eles. E são desde cavalgadas, rafting, tirolesa, entre outros.

Se você gosta de fazer trekking, vai gostar da trilha para o Monumento Natural el Morado, sendo que esse é um dos locais mais procurados para realizar essa atividade. Mas vale mencionar que o trecho é um pouco cansativo e podem contém alguns pontos mais inclinados.

Porém, é importante mencionar que, apesar de toda a beleza e aventura que Cajón del Maipo oferece aos turistas, você precisa percorrer muito chão para chegar aos destinos turísticos. Um pouco exaustivo, mas vale a pena se você gosta de uma aventura ou de apreciar locais magníficos. Então, se pretende viajar para esse local, é bom estar ciente disso.

Dicas para visitar Cajón del Maipo

Existem alguns pontos que devemos mencionar para que você faça uma boa viagem para Cajón del Maipo e evite imprevistos.

A primeira dica para quem pretende visitar esse local é sair mais cedo, tendo em vista que o passeio dura praticamente um dia inteiro, como havíamos mencionamos aqui antes.

Se for visitar Baños Colina, leve produtos de higiene, roupa de banho, toalhas, entre outros. Pois o local não oferece nada além das piscinas. E também não existe local reservado para se trocar por lá.

Se você for de carro alugado, é importante mencionar que existem alguns trajetos íngremes e com muitas variações, logo, tome bastante cuidado.

Leve calçados próprios para neve, pois, durante o inverno, alguns trechos podem ser tornar complicados se você estiver com calçados comuns. Fora que alguns trechos podem também se tornar mais perigosos quando existe neve.

Para ganhar tempo, tente juntar dois passeios em um no mesmo dia. Por exemplo: se você pretende conhecer Baños Colina, então inclua também Embalse del Yeso.

Como é uma viagem longa, é recomendado que você leve algum alimento para quando sentir fome ao longo do trajeto. E não se esqueça de levar água também.