Pular para o conteúdo

Guia do Transporte em Santiago

  • por

Avião

O Aeroporto Internacional de Santiago fica a 20 minutos de carro da cidade (das 08:00 h às 09:30 h ou das 17:30 h às 20:00 h, uns 40 minutos). As empresas de táxi autorizadas ficam na área de desembarque. A viagem custa de CLP 15.000 a 20.000. Micro-ônibus são outra opção, a um custo de CLP 5.000 a 8.000, mas talvez você precise esperar eles lotarem. Os ônibus locais são lentos, mas também são a opção mais barata. A TurBus e a Centropuerto operam todos os dias, das 06:00 h à 0:00 h.

Metrô

O imenso sistema de metrô de Santiago é seguro, eficiente e confiável. Opera das 05:45 h às 23:45 h, todos os dias (a partir das 06:30 h aos sábados e das 08:00 h aos domingos), e custa de CLP 610 a CLP 740 por viagem, de acordo com o horário. No horário de pico (das 08:00 h às 09:30 h e das 17:30 h às 20:00 h), os vagões ficam lotados. Caso vá usar o metrô regularmente, vale pagar CLP 2.000 por um cartão recarregável Bip – você pode comprá-lo na estação de metrô.

Ônibus

Os habitantes de Santiago acham os ônibus TranSantiago ineficientes, mas essenciais para chegar a locais aonde o metrô não chega. Os sistemas de ônibus e metrô da cidade são integrados, então, o preço é o mesmo, e você pode trocar de veículo gratuitamente durante uma viagem. Para pagar, você precisará do cartão recarregável Bip: compre um na estação de metrô, por CLP 2.000. Os ônibus costumam estar cheios e as rotas podem ser confusas – visite o site para planejar suas rotas com antecedência.

Táxi

Os táxis são um modo popular e seguro de rodar por Santiago, mas nem sempre são baratos. Os táxis de Santiago podem ser facilmente identificados – são pretos com o teto amarelo. Como usam taxímetros, o valor da corrida pode subir muito no horário de pico (das 08:00 h às 09:30 h e das 17:30 h às 20:00 h). Motoristas desonestos podem escolher rotas mais longas caso percebam você não conhece a cidade. Os rádio-táxis são mais caros, mas oferecem um conveniente serviço de porta a porta.

Carro

Dirigir em Santiago é relativamente fácil – as ruas da cidade são bem conservadas e sinalizadas. Os motoristas locais respeitam as leis de trânsito, e os pedestres têm prioridade: as pessoas reclamam se você não deixar um pedestre atravessar. É mehor evitar guiar durante o horário de pico (das 08:00 h às 09:30 h e das 17:30 h às 20:00 h). O preço da gasolina também é alto, então, este não é um meio de transporte recomendado para quem está viajando com o orçamento apertado.

Bicicleta

Santiago é o sonho dos ciclistas (ou pelo menos tenta ser). A cidade é plana, os motoristas são respeitosos e há ciclovias em todos os lugares. Os moradores usam as bicicletas laranjas do Bikesantiago, parte do sistema de transporte público, que não estão disponíveis para turistas. Você pode alugar uma bicicleta no La Bicicleta Verde, usando apenas um documento de identidade com foto, ao custo de CLP 5.000 por meio dia. Capacetes são fornecidos e obrigatórios – pedalar sem capacete é contra a lei!

Motorista Particular

Sempre fica a dúvida entre qual meio de transporte escolher. Na verdade, nenhuma das opções são 100% boas. Pedir um Taxi ou um Uber, sem internet, pode ser uma tarefa difícil, arriscada e estressante para um turista brasileiro. A dica de é que você comece sua viagem com segurança e tranquilidade, garantindo um serviço de transfer do Aeroporto para o seu Hotel.

Se o seu plano é conhecer alguns pontos turísticos mais distantes como Concha y Toro, Valle Nevado ou Vina de Mar, a melhor opção é escolher um transporte privado. Por incrível que parece pode sair mais em conta do que você imagina. Saiba Mais